quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Nome cientifico:Balaenoptera musculus.

Nome popular :Baleia Azul

Habitat:Esti em todos os oceanos do mundo, desde o equador até os dois hemisférios, basicamente ao longo da plataforma continental e próximo as geleiras das regiões polares, podendo ser encontrada ocasionalmente em zonas costeiras e oceanicas.

Número de Crias:1

Intervalo de Procriação:2 a 3 anos

Dieta:Krill

Longevidade:25 a mais de 100 anos

Migração:Migrante Sazonal

Maturidade Sexual:Cerca de 7 anos

Época de Acasalamento:Inverno

Período de Gestação:11 a 12 meses

Ordem:Cetacea

Família:Balaenopteridae

Género:Balaenoptera

Espécie:Balaenoptera musculus

Estatísticas
Estado: Em perigo

Unidade Social:Individual

Comprimento:20 a 30m

Peso:100 a 160 toneladas

Baleia-azul ou rorqual-azul ou gigante, é a maior espécie de baleia que existe e é também o maior animal existente na Terra. Uma baleia azul já chega ao mundo com quase sete metros de comprimento e pesando perto de quatro toneladas. Depois que cresce, o exagero se acentua ainda mais: passa a medir até 34,5 metros e a pesar 150 toneladas. Suas nadadeiras ficam com 5 metros de comprimento cada uma e a cauda, com 7 metros.
Para conduzir somente a sua língua, basta um caminhão médio, pois ela pesa apenas 3 toneladas. Mas para transportar toda sua carne, é preciso mais: são 60 toneladas de músculos e 30 de gordura. Muita gente imagina a baleia como a própria imagem de ferocidade, mas é uma injustiça. No fundo ela é um animal pacato e com um grande coração (430 quilogramas).
O corpo é cinza, com manchas pálidas, cuja disposição é um caráter distintivo de cada indivíduo, como as impressões digitais dos seres humanos. A tonalidade azul aparece quando está submersa e o dia é ensolarado.

Curiosidades:Uma baleia azul adulta é tão grande que o seu coração é do tamanho de uma pequena casa, e na sua artéria aorta (que é a principal artéria que leva o sangue do coração) poderia caminhar uma pessoa adulta em pé.
O sons emitidos por este tipo de baleia, são medidos em 380 decibéis, são mais ruidosos que 100 motores de jacto!
Os caçadores de baleias mataram mais de 350 000 000 baleias azuis no século XX.


Tayná Carmacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário