sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Espécies endêmicas da Mata Atlântica


Jacaré do papo amarelo
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Alligatoridae
Gênero: Caiman
Nome científico: Caiman latirostris
Nome popular: Jacaré-do-papo-amarelo
Categoria: Não ameaçado
Habitat: Brejos, mangues, lagoas, riachos e rios.
Hábitos alimentares: Carnívoro.
Curiosidades: Os jacarés, juntamente com seus primos crocodilos e aligátores, surgiram na face da Terra há pelo menos 200 milhões de anos. Contemporâneos dos grandes dinossauros, também atingiram tamanhos gigantescos.

O Purussaurus brasiliensis, um jacaré que viveu há 20 milhões de anos, na região onde hoje fica a Bacia Amazônica, atingia cerca de 14 metros de comprimento, rivalizando em tamanho com o famoso Tyranossaurus rex (conhecido de todos como o maior vilão do filme Jurassic Park). Provavelmente, incluía em seu cardápio de carnívoro vários dinossauros.
Os jacarés sempre mostraram-se muito bem adaptados às condições de vida do planeta, sobrevivendo, inclusive, aos fatores que determinaram a extinção dos dinossauros. Apenas o homem, através da caça excessiva, poluição das águas e desmatamento, conseguiu colocar em risco a sobrevivência desses animais. Esse é o caso do jacaré-de-papo-amarelo.
Ao contrário dos mamíferos, quanto mais velho, torna-se maior e mais forte. Os machos defendem territórios e formam haréns de fêmeas.
Embora seja considerado ameaçado de extinção, os pesquisadores acreditam que a espécie esteja se recuperando e que, em breve, não esteja mais nessa situação.
- Tayná Carmacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário