sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Especies Endemicas Do Cerrado











Nome:Rato Silvestre (Rato Da Mata)

Nome binomial:Akodon cursor

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Rodentia

Família: Cricetidae

Género: Akodon

Espécie: A. cursor



O rato-da-mata (Akodon cursor) é uma espécie de roedor silvestre brasileiro que habita a Mata Atlântica, estendo-se do Paraná (Sudeste) até a Paraíba (Nordeste).

Geneticistas da Universidade Federal do Espírito Santo realizaram estudos de variabilidade genética e cariotípica e sugerem que existem distinção genética entre as populações do nordeste e sudeste. No momento, não existem evidências de se tratar de mais de uma espécie, mas acredita-se que este seja um caso de uma espécie em pleno processo de especiação.

Quando um animal ou planta é encontrado apenas em determinada região, dizemos que ele é endêmico. No Brasil, o Cerrado – uma área de vegetação mista com cerca de dois milhões de quilômetros quadrados e que cobre parte dos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Maranhão, Piauí, Tocantins, além de trechos da Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica (nossa!) – tem muitas, mas muitas espécies endêmicas. Você sabe qual é a importância delas?

Para os biólogos, as espécies endêmicas são boas indicadoras da qualidade do ambiente e da sua preservação. Também são importantes nos estudos da evolução das espécies e da biogeografia, que é a tentativa de compreender a distribuição dos seres vivos no espaço e no tempo, unindo informações sobre a história do terreno e das rochas que formam a região com a história da evolução das espécies do mesmo lugar.

Pois é de algumas espécies de animais endêmicas do Cerrado que vamos lhe contar! Primeiro, é preciso dizer que o Cerrado apresenta cerca de 10.000 espécies de plantas e 1.268 espécies de animais. Recentemente, alguns pesquisadores reconheceram cerca de 200 espécies de mamíferos para o Cerrado, sendo que 20 são endêmicas, isto é, não existem em outro lugar. Entre as espécies endêmicas, cerca de 12 habitam exclusivamente as áreas abertas, enquanto que as demais vivem em áreas florestais ou ocorrem em ambos ambientes. Um detalhe importante é que a maioria das espécies de mamíferos endêmicas do Cerrado é composta por roedores! São 17 espécies de pequenos roedores e a maioria de habitantes quase exclusivos de áreas abertas.
O Rato Silvestre Se Encontra No cerrado ...!



bjos: Laila Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário