sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reformadores do Renascimento - Martinho Lutero


Na época que a Igreja Católica era a maior autoridade,e todos seguiam suas regras sem questionar,surgiu Lutero.Ele estudava as Escrituras,quando começou a perceber que a Igreja não seguia exatamente a Palavra de Deus,e começa a pregar.Ele dizia que a salvação dos homens era por meio da fé,e não por venda de indulgências (pagar para se livrar dos seus pecados),como a Igreja Católica fazia.Algum tempo depois,quando o papa Leão X começou a nova venda de indulgências,Lutero fez uma carta contendo 95 teses [/Disputação do Doutor Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das indulgências],"Este documento é considerado por muitos como um marco da Reforma Protestante." [Wikipedia].Ele traduziu a Bíblia para o alemão,e fez livros e panfletos,demonstrando os "erros" da religião.Os mais ricos,que acreditaram em Lutero,exigiram à Igreja seu dinheiro novamente,que eles haviam dado em troca do perdão de seus pecados.
Algum tempo depois,quando os católicos estavam preocupados sobre Lutero;Frederico,o sábio,mandou seqüetrá-lo,e então,ele foi exilado no castelo de Wartbug,em Eisenach,onde ficou um ano.Ele deixou a barba crescer,e pegou as vestes de um cavaleiro,e fingiu ser Jörg.Durante este tempo,ele havia traduzido a Bíblia para o alemão,e,então,começou a pregar no castelo.
[Lutero pregando no castelo de Wartbug]
~
No movimento reformista (também chamado de Reforma), Lutero não concordou como o "estilo" de reforma de João Calvino. Martinho Lutero queria reformar a Igreja Primitiva, enquanto João Calvino, acreditava que a Igreja estava tão degenerada, que não havia como reformá-la. Calvino se propunha a organizar uma nova Igreja que, na sua doutrina (e também em alguns costumes), seria idêntica à Igreja Primitiva. Já Lutero decidiu reformá-la, fundando, então, o Protestantismo, que não seguia tradições, mas apenas a doutrina registrada na Bíblia, e cujos usos e costumes não ficariam presos a convenções ou épocas. A doutrina luterana está explicitada no "Livro de Concórdia", e não muda, embora os costumes e formas variem de acordo com a localidade e a época. [/Fonte: Wikipédia]


~

Martinho Lutero morreu no dia 18 de fevereiro de 1546,em Eisleben.



T.

Um comentário:

  1. Esta questão é muito polêmica, porque a Igreja católica é acusada de esconder a Bíblia por muito tempo, porém na atualidade, é a igreja que mais prega o evangélio,e ensina sobre a Bíblia!

    ResponderExcluir